segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Como escolher o buffet de casamento


Na hora de escolher o buffet para o casamento, os noivos não devem considerar apenas preço. O segredo é pesquisar bastante e procurar por um serviço que combine qualidade, sofisticação e esteja de acordo com o estilo da festa.


O ideal é contratar o buffet de casamento com bastante antecedência. Pelo menos seis meses antes da cerimonia são suficientes para assegurar a disponibilidade da data e ter tempo para organizar todos os detalhes.


Para contratar o serviço, os noivos precisam saber exatamente o que ele oferece, tendo em vista a estrutura, os serviços dos profissionais e o cardápio. O primeiro detalhe fundamental é definir o tipo de buffet. Os mais usados em casamentos são coquetel, self service e jantar formal.


O coquetel é a opção mais simples, prática e pode ser também a mais barata. Geralmente são servidos canapés e salgadinhos pequenos que os convidados podem degustar em pé mesmo, isso dispensa mesas e talheres. Apesar da simplicidade na maneira de servir, o charme do coquetel fica por conta da criatividade da apresentação dos os canapés e salgadinhos, seja na preparação ou nos recipientes.


O self-service funciona como nos restaurantes desse tipo: os convidados se dirigem a uma mesa onde ficam todos os pratos do menu e podem se servir sozinhos. Uma das vantagens do buffet self-service é o fato de os convidados escolherem o que querem e o quanto querem comer. Além de reduzir o número de garçons a serem contratados para a recepção, o que diminui os gastos.


O jantar formal geralmente é composto por entrada, prato principal e sobremesa. Para usar esse tipo de buffet na recepção do casamento é necessário que todos os convidados tenham seu lugar garantido em uma mesa, o que exige um número maior de garçons para servir a todos.


Em alguns casamentos os noivos optam por dois tipos de buffet e servem um coquetel para recepcionar os convidados e um jantar mais tarde. É uma boa opção que com certeza vai agradar os convidados, mas os noivos devem sempre levar em conta a verba disponível para isso.


Outro fator que pode influenciar na contratação do buffet de casamento é o horário do evento. Se for na parte da manhã, os noivos podem oferecer um grande café da manhã ou um almoço aos convidados.


Escolhido o tipo de buffet, o casal pode começar a fazer cotações nas empresas que oferecem o serviço. Algumas oferecem menus pré-definidos, mas os noivos não precisam se prender a eles e podem solicitar um orçamento de acordo com suas próprias opções. O casal também pode participar de uma degustação no buffet para decidir quais itens do menu agradam mais.


Pedir referências a amigos e profissionais da área pode ajudar, mas o ideal é que os noivos não deixem de conferir tudo pessoalmente.


Tudo definido, é hora de fechar o contrato com o buffet escolhido. Não faça acordos verbais, peça um contrato por escrito e verifique se todos os detalhes sobre o cardápio, bebidas, equipamentos, formas de pagamento e cobrança em caso de quebras ou danos de utensílios e materiais do buffet estão especificados corretamente.


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Como escolher um vestido de noiva


Um dos momentos mais marcantes antes do dia do casamento é a escolha do vestido de noiva. É de extrema importância não ir logo a correr comprar um vestido de noiva que pode ter de ser substituído mais tarde por outro! Ficam aqui 20 dicas para a ajudar a selecionar um vestido de noiva de acordo com o seu casamento de sonho.

  1. Não compre um vestido de noiva só porque a sua mãe, noivo ou amiga adoram, escolha um vestido que adore e que seja tão belo quanto confortável.

  2. Deve visitar pelo menos quatro lojas de vestidos de noiva diferentes para que a escolha seja suficientemente diversificada.


  3. Mesmo que considere certa cor, forma ou design do vestido de noiva não tenham nada a ver com a sua personalidade, ou ache que possa ser desadequado ao seu tom de pele, deve experimentar na mesma. Os vestidos de noiva nos cabides ou na mão, são bem diferentes do que no nosso corpo, acredite!


  4. Questione-se sobre o tipo de vestido de noiva adequado para o tipo de cerimónia e recepção do casamento. Qual o grau de formalidade do casamento, qual a altura do ano, qual a altura do dia e o espaço onde vai decorrer. O casamento realiza-se no exterior, ou dentro de portas?


  5. Opte por comprar o vestido de noiva só quando tiver o local, a hora e toda a decoração do casamento decidida. O vestido de noiva deve ser seleccionado de acordo com todo o ambiente do casamento. Um vestido de noiva muito simples pode não estar de acordo com um casamento celebrado depois das 16:00, num salão de um palácio; tal como um vestido esplendoroso super ornamentado não combinará com um casamento ao ar livre.


  6. Verifique se o tecido é adequado à altura da estação, por exemplo a seda estraga-se em ambientes húmidos.


  7. Na altura da escolha do vestido de noiva, deve ter em atenção que vai permanecer com ele vestido durante um dia inteiro. Então experimente-o verdadeiramente: sente-se, levante os braços, rode com ele, são tudo gestos que fará de certeza no dia do casamento.


  8. Não compre um vestido de noiva para o qual pretende perder peso. Sentir-se-á melhor num vestido que lhe assente bem.


  9. Escolha um vestido de acordo com a sua silhueta. Os vestidos em corte A, ou estilo princesa (em vez de fazer a cintura por cima das ancas fá-la debaixo dos braços) assentam melhor a mulheres um pouco mais fortes. O segredo para escolher um vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpo é escolher um vestido que desvie o olhar de áreas problemáticas, como ancas muito largas, bustos muito grandes, pernas baixas, etc. Por exemplo: um laço no fundo das costas, não disfarçará um rabo grande, mas sim atrairá a atenção sobre este. Um vestido sem decote, muito próximo do pescoço, ou muito frisado, aumentará um busto já de si grande.


  10. Caso queira acentuar as suas curvas escolha tecidos pouco rígidos e maleáveis que adiram ao corpo. Se desejar moldar ou disfarçar as suas curvas opte por tecidos duros e pouco maleáveis.


  11. Para uma silhueta em “pêra” (parte das ancas e pernas maior que o tronco) os vestidos de noiva com cortes em coluna ou cintados não devem ser uma opção. Opte por vestidos tipo princesa em corte A, tendem a minimizar as ancas.


  12. Para alongar o torso ou para diminuir uma cintura larga, escolham um vestido com corpete com silhueta V, este retira a atenção da cintura e alonga o tronco.


  13. Para mulheres de baixa estatura, os estilos simples, sem muitos floreados assentam melhor.


  14. Conjugue o véu com o vestido. Vestidos coluna sem mangas e vestidos cintados combinam com véus compridos de catedral. Os vestidos rodados e vestidos estilo bailarina combinam com véus curtos ou véus pela cintura. Basicamente, quanto mais elaborado e decorado o vestido for, mais simples deve ser o véu.


  15. Considere o tipo de cor que a favorece, repare se o seu tom de pele se adequa à cor do vestido. Não se esqueça que a iluminação na loja não é a mesma que existe no dia do casamento.


  16. Consulte um(a) designer ou costureiro(a) de vestidos de noiva para saber qual o corte que lhe assenta melhor.


  17. Não se focalize só no vestido, existem certos acessório para a noiva a não esquecer como: as luvas, o véu, o bouquet, as jóias, os adornos no cabelo. Todos estes acessórios devem ser pensados juntamente com o vestido para não dar numa mistura demasiado exagerada! Escolha tudo em harmonia.


  18. Nunca se deixe pressionar pela pessoa que lhe está a vender o vestido, qualquer vestido demora no máximo dois meses a ser feito, se esta lhe disser que pode desaparecer não se preocupe com isso. Faça a compra com tempo e não ceda a pressões.


  19. Nem sempre um vestido de noiva tem de ser “um vestido de noiva”. Um vestido de cocktail de cor clara complementado com um bouquet de noiva e um véu exemplifica uma excelente alternativa. Outra alternativa é pedir à sua mãe o vestido de casamento e mandá-lo adaptar a si.


  20. Relativamente aos sapatos de noiva, deve comprar uns que não sejam demasiado altos, é aconselhado o uso deles em casa durante umas semanas antes dia do casamento. Pode pensar mesmo em comprar dois pares um com o seu número e outro com um número acima para quando estiver muito cansada.

 
Fonte: O Nosso Casamento